data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (especial/Diário)
Guarda Municipal precisou ser chamada para conter o tumulto no local
O que era para ser um dia de alegria e alívio pela imunização contra a Covid-19, se transformou em momento de reclamação e tumulto, na tarde desta sexta-feira. A ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, foi o único local de Santa Maria com doses disponíveis para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade, gestantes, puérperas e lactantes. Foram disponibilizadas 240 doses para a primeira aplicação deste público e um grande número de pessoas procurou o local. Como a conta não fechou, muita gente acabou voltando para casa sem conseguir ser imunizado.
Fiocruz confirma mais 14 casos da variante Delta no Estado
No começo da tarde, havia filas e aglomeração em frente ao posto. A chuva, que caía forte, fazia com que as pessoas disputassem um espaço embaixo da pequena marquise em frente ao posto.
O mecânico Jean Rosa de Cristo, 46 anos, agendou o atendimento para o filho adolescente pela internet, como era orientado pela secretaria municipal de Saúde. Ao chegar ao local, a lista dos agendamentos não estava disponível:
- Uma bagunça e desorganização total. Aqui estão solicitando de novo o cadastro. O espaço que tem aí não comporta essa quantidade de pessoas, ainda mais com a chuva. Falta de consideração com o povo.
Após confirmação da variante Delta, procura por testagem para Covid-19 aumenta em Santa Maria
A dona de casa Heloise Moura da Silva, 33 anos, levou a filha de 12 anos para receber a primeira dose e ficou decepcionada com a desorganização:
- Chegamos aqui e ficamos sabendo que não tinha cadastro, mesmo a gente tendo feito pela internet. É um falta de respeito com a gente e também com os profissionais que estão aqui tentando organizar o tumulto.
Agentes da Guarda Municipal precisaram ser chamados para conter o tumulto. Da porta, dois funcionários da ESF gritavam os números para as pessoas, que aguardavam ansiosas para saber se tomariam ou não a vacina.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira (especial/Diário)
Pedro Lourenço Pimenta, 12 anos, foi um dos jovens que tomou a primeira dose nesta tarde
Anvisa recomenda terceira dose da CoronaVac com prioridade a idosos e imunodeprimidos
- Cheguei em torno de 13h, foram atendidas cerca de 100 pessoas e ainda tem muita gente para tomar a vacina. Muita gente desistiu de tomar a vacina hoje - relatou Emília Gross, 50 anos.
A enfermeira responsável pela ESF, Camila Gularte, afirmou que o relatório dos cadastrados foi enviado pela secretaria de Saúde, porém algumas pessoas que procuraram o local não haviam feito o cadastro:
- Ficamos como único local de vacinação, veio pessoas a mais que não fizeram o cadastro e o quantitativo de doses não foi suficiente. Infelizmente, muita gente vai ter que ir embora.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A prefeitura esclarece que irá rever a questão da listagem dos cadastros realizados no site institucional. Nas ações anteriores, a relação de nomes já estava à disposição dos vacinadores e não foram registradas reclamações. Sobre a movimentação, o município afirma que esta é a terceira iniciativa voltada para este público, sendo que na última, na semana passada, houve registro de pouca movimentação. Em função da baixa adesão anterior, o Executivo estabeleceu a vacinação, desta vez, em apenas um local. A previsão é de que na próxima semana ocorra nova iniciativa voltada para este público.